quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A evolução do estilo 'Francesinha'

Famosa em grande parte do mundo por sua missão de revelar mãos femininas com visual ao mesmo tempo simples, mas muito elegante, a manicure francesa (unhas francesinhas), embora receba esse nome, não tem sua origem claramente definida, mas, já no século 19, ela se tornava muito popular nos salões da França e outras partes da Europa.

E no início do século seguinte, o estilo já chamava a atenção de estilistas norte-americanos, tornando-se frisson entre as grandes divas do cinema das décadas de 20 e 30, como Marilyn Monroe, Louise Brooks, Ivonne de Carlo, Joan Crawford, Brigitte Bardot e Vivien Leigh, entre outras. Das celebridades para as unhas das norte-americanas, a francesinha passou em uma só pincelada e logo todas já adotavam o estilo de manicure que imitava a unha natural, de aspecto limpo e saudável.
A francesinha clássica pode ser usada nos pés e nas mãos, estilizadas como uma base de aparência natural (branco, rosado ou transparente) e pontas delineadas em branco. A versão norte-americana apresenta a aplicação de tom bege substituindo o branco. Popularizado pela alta moda e celebridades vips, ela continua a marcar forte presença nas tendências da moda atual.
Com a grande depressão econômica, as adeptas da francesinha, antes realizada em salões glamourosos e de altos custos, trataram de aprender a criar o estilo de manicure em casa, no básico "faça você mesma".
Francesinha atualizada
Do clássico estilo à francesa para a atualidade, a tendência vem evoluindo com a mesma velocidade que evolui a indústria da moda e beleza e a criatividade humana. Assim, é possível encontrar diversas variações da manicure francesa, seja no visual, no modo de fazê-las e mesmo onde fazê-las (já existem espaços sociais especiais para quem curte uma Nail Art e passar horas conversando com amigas, degustando saborosas comidinhas e drinks, como o Brigitte Nail Bar, em São Paulo) .
Uma abordagem moderna para variar o duo natural-pontas brancas da francesinha dos séculos passados é usar outros tons escuros e marcantes, como verde petróleo, preto, vermelho, violeta, roxo, azul, dentre outros e contrastar as pontas em tons claros, prateados ou dourados. Esse estilo é conhecido como unhas polonesas, lançado pela grife Yves Saint Laurent, em 2010.
Outra forte tendência é a aplicação de cores intensas, mas reforçadas por desenhos e criações visuais para as unhas e uma cor contrastante nas pontas. Um dos estilos bastante popular entre as brasileiras, segundo a equipe do Brigitte Nail Bar, é o ombré, a francesinha na qual as cores de base e das pontas se fundem, de modo esponjado, por exemplo, vermelho e preto, verde e preto, azul e pink.

Passo a passo
Embora seja um processo relativamente fácil e econômico de ser feito, pois usa muito menos esmaltes que as outras manicures, a francesinha tende a ser o estilo de mais caros nos salões. Felizmente, hoje em dia, existem diversas maneiras e segredos caseiros que permitem às mulheres usar a técnica sem gastar uma fortuna. Só é preciso habilidade para o trabalho de manicure e paciência.
Como fazer a francesinha
  1. Inicie fazendo a limpeza de cada unha, removendo todos os restos de esmalte que ainda estejam nelas, lixando e aparando para que fiquem todas no tamanho desejado.
  2. Limpe também qualquer vestígio de sugeira deixando das unhas. Se necessário, use uma escova de unha ou um palito de laranjeira . Certifique-se de que suas unhas estejam limpas e secas. Aguarde pelo menos cinco minutos antes de começar a aplicar o esmalte.
    1. Aplique um camada de esmalte transparente em todas as unhas. O esmalte transparente ajudará a intensificar a cor e funcionará como base. Espere dois minutos para secar.
    2. Passe o esmalte neutro em todas as unhas. Esse esmalte neutro deve coincidir com a cor natural da sua própria unha. Passar o esmalte na mesma direçao e da mesma forma em cada unha. Corrija erros com um cotonete de algodão, umedecido levemente com removedor de esmalte. Deixe secar durante pelo menos dois minutos.
    3. Aplique uma segunda demão e deixe secar novamente.
    4. Agora, aplique esmalte branco opaco ou branco amarelado nas pontas de cada unha. Faça isso com cuidado.
    Uma boa alternativa para não errar no desenho, é aplicar um pequeno pedaço de fita adesiva e na parte da unha que não levará o tom branco, passar o esmalte, esperar secar e retirar a fita .
    1. Aplique outra camada do esmalte transparente em cada unha. Essa cama extra de esmalte transparente vai dar mais brilho e ajudará a manter a unha pintada por mais tempo.
    2. Limpa qualquer resto de esmalte nos dedos, com outro cotonete umedecido suavemente com removedor de esmalte.
    3. Calcule mais 20 minutos em média para considerar sua francesinha concluida e plenamente seca.
    Como fazer unhas ombré
    1. Após passar a base na unha, passe o esmalte no tom desejado, por exemplo, preto, em cada unha.
    2. Em seguida, derrame em cima de uma superfície lisa ou de uma película de plástico um pouco de esmalte na cor escolhida para fazer o degradé, neste caso, o verde esmeralda. Peque uma esponja e pressione-a sob a unha pintada.
    3. Este processo deve ser feito apenas quando o primeiro esmalte estiver seco. Pressione delicadamente a esponja na ponta da unha. Faça isso em todas as unhas e retoque com novos toques de esponja, sempre que achar necessário.
      1. Depois de "esponjar" todas as unhas, limpe as bordas com algodão e acetona ou removedor de esmalte.
      2. Termine o trabalho passando um extra brilho por cima. Não esqueça de usar óleo ou spray para secagem rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário